Parcerias

quinta-feira, 4 de março de 2010

Folar da Páscoa I - MFP


De hoje a um mês é dia de Páscoa, e tenho por hábito dar sempre um folar ao meu afilhado. Sempre foi a minha mãe que os fez, mas este ano sou eu que os vou fazer.
Como tenho 3 ou 4 receitas diferentes comecei já a fazer para ir escolhendo qual é a que mais me agrada.
.
A primeira receita que escolhi para fazer foi retirada da Revista Lusitana nº 26 - Abril de 2009
Ficou muito boa e gostámos bastante.
Ficou aprovada e para voltar a repetir.
.
.
Ingredientes
.
2.5 dl de leite
2 colheres (chá) de fermento de padeiro seco
2 ovos pequenos
500 grs de farinha nº 65
110 grs de açúcar
1 colher (café) de Sal
1 colher (café) de Erva-doce em pó
1 colher (café) de Canela
100 grs de manteiga ou margarina aos pedacinhos
.
ovos cozidos (para decorar)
1 gema de ovo para pincelar
manteiga derretida
.
.
Preparação:
.
Coloque todos os ingredientes pela ordem indicada na forma da M.F.P. tendo o cuidado de não colocar o sal em contacto com o fermento.
.

Seleccione o programa "massa de pizza" ou "massa levedadas" ou "massa"
Ponha os ovos a cozer com umas cascas de cebola para ficarem com esta cor.


No final retire a massa da cuba e com a ajuda de um pouco de farinha forme bolas e coloque-as no tabuleiro de ir ao forno.


Coloque o ovo no meio depois umas tiras em forma de cruz.

Pincele com a gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 180º por 30 a 35 min.


Assim que os retira do forno pincele-os com manteiga.





19 comentários:

CcC disse...

Un doce riquísimo. Gracias por tan boa explicación. Saudos.

MÓNICA disse...

Obrigada pela visita e comentário claro!um beijinho doce:))

RUTE disse...

Espetaculares Teresa!

Adoro folar com ovo. Nunca confeccionei folar em casa mas dá-me a entender que este ano vou aventurar-me na odisseia dos folares :)

Babette disse...

Este ano tb quero fazer os folares!... vou então ficar à espera da tua receita vencedora para tb a testar, ok?
obrigada pelas visitas ao meu blog
babette

Carolina Macedo disse...

Que lindo que ficou!! Gosto muito de folar!!
Beijinhos*

SoraiaSilva disse...

Ficou lindo :)
Também ando para fazer hehe
Beijinhos*

Catarina disse...

Pelo aspecto deve ter ficado muito fofinho e com esses ingredientes, também me parece que seja muito saboroso. Vou experimentar.Bjs

moranguita disse...

o ano passado aventurei-me mas correu mal
tenhoq ue tentar de nnovo este ano
beijinhos

Luisa Alexandra disse...

Ainda há tão pouco tempo era Natal e já estamos quase chegados à Páscoa!!!! Como o tempo corre....
Fazes muito bem em começar já com experiências, assim aproveitas e vais provando!!!
Ficou lindo o teu folar, a textura interior parece bem fôfa.

Sónia Meirinho disse...

que belo aspecto!! e quase pascoa, pois é!! beijos

ameixa seca disse...

Fiz o ano passado e gostei muito do resultado :) Mas como não gosto dos ovos, não coloco!

argas disse...

Lindo! Eu não sou grande apreciadora de folares de canela e erva-doce...:) bjinho

Fátima disse...

Olá Teresa.

Nunca fiz folar, e acho até que nunca comi também.
Vou tentar esse que indicou.

Agradeço também a visita, e acredito que não encontrará dificuldade em fazer a rosca doce, já que tão bem se familiariza com massas.

Beijinho.

maria silva disse...

lindos folares vou esprementar já que tenho 3 afilhados ,um meu outro do marido outro da filha ´nesta altura é uma renda para comprar os folares e as amêndoas ,obrigada pela ideia beijinhos

Kristininha disse...

Posso ser tua afilhada pra receber também um????Com esse aspecto fiquei a babar-me...Não como folar á anos...
beijinho

Fátima disse...

Teresa minha linda!

Tem selinho pra você lá no Blog, sinta-se a vontade, viu!!

Tenha uma linda noite.
Beijo.

Isabel disse...

Que lindo folar Teresa :)
Nunca experimentei fazer, aguardo novas versões para me dizeres qual a melhor :)
beijinho.

Diário de receitas disse...

Eu experimentei fazer esta tua receita de folar, mas apenas com 500g de farinha a massa ficou liquida, também te aconteceu?
Bjs.

sabor e saberes disse...

Diário de Receitas, eu fiz os meus com 500 grs de Farinha nº65 e como dá para ver a massa ficou peganhosa mas perfeitamente moldável. Líquida não me ficou. A minha 5ª foto foi tirada assim que a massa saiu da m.f.p.

Bjs
Tersa

Obrigado pela sua Visita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...