Parcerias

Mostrar mensagens com a etiqueta Feiras e Exposições. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Feiras e Exposições. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

22º Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande



De 30 de Novembro a 10 de Dezembro irá realizar-se aqui na Marinha Grande a XXII Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia a realizar no Parque Municipal de Exposições.
Este ano a data foi alargada a pedido dos expositores e assim nos feriados de 1 e 8 de Dezembro a Feira estará a decorrer


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Feira das Passas em Tomar


A Feira das Passas está ligada à vida quotidiana de uma fértil região agrícola com grande abundância de frutos secos e passados próprios desta época.

È no largo da Igreja ou seja a uns escassos metros do recinto da feira que podemos observar, comprar, provar, e comprovar a qualidade dos produtos ......


Realiza-se todos os anos no mês de Outubro a pare com a festas de Sta Iria.















sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

I Encontro Ibérico de Azeite


 

A cidade do norte ribatejano recebe entre 25 e 27 de Fevereiro um certame que tem como objectivo debater o sector, mobilizar actores ibéricos e estabelecer parcerias que potenciem o desenvolvimento da fileira do azeite.

O certame, que vai decorrer no centro histórico da cidade abrantina (nas antigas instalações da rodoviária), vai contar com a presença de oradores portugueses e espanhóis e terá duas vertentes: um simpósio técnico e um Fórum.

A organização estima que estejam presentes no simpósio entre 250 a 300 pessoas ligadas ao sector, entre agricultores, olivicultores/produtores de azeite, para além de outros agentes económicos.

Entre os temas que estarão a debate no espaço do simpósio incluem-se painéis como «Os últimos desenvolvimentos tecnológicos na cultura do olival», «Como diferenciar e promover o azeite português nos mercados internacionais», «O estudo da cadeia de valor e determinação dos preços do azeite», «A diferenciação do azeite pelas variedades», entre outros.

No espaço do fórum, de acordo com a organização, o espaço tem como objectivo debater as «várias vertentes da utilização do azeite, desde a gastronomia, com inúmeros restaurantes presentes, passando pela saúde, pelo turismo até à cosmética»

«Tendo como referência outras iniciativas do género já realizadas no concelho, estima-se que cerca de 3000 pessoas visitem o Fórum», refere a entidade organizadora em comunicado.

Paralelamente decorrerá uma exposição interactiva alusiva à temática e que aborda todo o processo de fabrico do azeite.  Já no espaço «Cosmética com Azeite» encontra-se a venda de produtos elaborados com azeite.

Nos workshops estarão em destaque temas como a análise sensorial do azeite e produção de sabão com azeite usado, entre outros.

«Sabores do Tejo com Azeite» é o espaço gastronómico onde será possível degustar pratos à base daquele produto entre as 12h00 e as 15h00 e entre as 19h00 e as 21h00. 

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Festival Gastronómico de Caça e Pesca na Lousã


De 28 a 30 de Janeiro e de 04 a 06 de Fevereiro 2011

O objectivo deste festival é dar a conhecer as iguarias caracteristicas da região, ligadas ás duas principais actividades da região, a caça e a pesca.
São vários os restaurantes aderentes que prometem despertar o apetite dos seus visitantes com cardápios à base de javali, veado, yruta, pedriz, lampreia, lebre, coelho e peixe do rio.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

FAE - Feira de Artesanato e Gastronomia


A FAG 2010 – XXI Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande decorre de 26 de Novembro a 5 de Dezembro, no Parque Municipal de Exposições da Marina Grande.

O certame visa “preservar e valorizar este património cultural que nos identifica”, que se constitui como “um espaço de encontro e reencontro de tradições seculares, reflectidas na criatividade das peças manufacturadas e nos sabores das melhores iguarias”. Mais uma vez, “o evento conta com os artesãos a trabalhar ao vivo peças genuínas, sendo possível apreciar a sua perícia”.

Na área da gastronomia “os restaurantes dão a provar o melhor da gastronomia tradicional”. Nos produtos regionais, “exibem-se queijos, doces, enchidos, a tradicional poncha da madeira, entre outros”.

A diversão e o convívio também estão garantidos, com um rico programa de animação, baseado nas mais tradicionais e populares sonoridades locais e nacionais”.

A Área de Artesanato estará aberta ao público:

Segunda a Sexta-feira, das 18h00 às 24h00
Fins-de-semana e Feriado, das 12h00 às 24h00.

A Área de Gastronomia abre:

Segunda a Sexta-feira, das 12h00 às 17h00 e das 18h00 às 24h00,
Fins-de-semana e feriados das 12h00 às 22h00

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Mostra de Doces e Licores Conventuais em Alcobaça

Ontem fui a XII Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais em Alcobaça que decorerrá até ao próximo domingo dia 21 no Mosteiro de Alcobaça.

São cerca de 40 os participantes presentes nesta mostra, vindos de vários pontos do país, incluindo Açores e Madeira, mas também de Espanha, França, Bélgica, Polónia e Brasil.
Da região, apenas as pastelarias e confeitarias de Alcobaça marcam presença no certame.

A entrada - um euro por dia
Horário - Entre as 10h30 e as 23h00, sendo que no domingo o encerramento é as 21h00.


































D. Pedro e D. Inês os protagonistas da mais dramática história de amor da História de Portugal


Este Papão de Anjo foi o meu eleito para a prova.

domingo, 17 de outubro de 2010

30º Feira Nacional de Gastronomia - Santarém

De 16 de Outubro a 1 de Novembro realiza-se na mítica casa do Campino em Santarém a 30º Feira Nacional de Gastronomia.
. .
Fui lá ontem saborear um jantar bem regional e a doçaria regional. Achei que andava por lá pouca gente embora que na hora de jantar as mesas ficaram bem compostas
.
No livro que nos oferecem podemos ficar com algumas receitas que se podem degustar na feira:


Programa: Demonstrações culinárias



Artesanato


Vinagres Gallo na secção gourmet do Jumbo


Peixinhos fresco..

Toupeirinho, ummm tão booommmmm, sempre que vou a Óbidos é paragem obrigatória, mas desta vez a paragem foi em Santarém !!!






Leitão assado em forno de lenha.


Para casa ainda trouxe:
- Pampilhos


E um pão de ló de Ovar


Obrigado pela sua Visita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...