Parcerias

Mostrar mensagens com a etiqueta Locais visitados. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Locais visitados. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Uma manha na Lota da Praia da Vieira e uns carapaus fritos

Domingo de manhã. Preparo-me para sair de casa e ir passear até á Praia da Vieira.

Bem pensado, bem feito.

Chegada á praia deparo-me com um navio grandalhão a fazer-se à costa?!... Pela dimensão calculei que fosse o barco prospecção de petróleo ?!!...... não me enganei, na Lota não se falava noutra coisa afinal o peixe tem andado bem afastado.
Uns barcos chegam!!....  outros entram no mar empurrados pelos tractores.


Outro tractor tira um barco da água e a ajuda dos homens a enrolar a rede é fundamental...........

em poucos minutos o peixe fica sufocado por uma pequena multidão...........



Na rede tinha vinha muitas Salemas e cavala e pequenas quantidades de outros peixes que eram seleccionados e retirados da companhia dos demais. Estavam lá umas raias a olhar para mim, vivinhas de quem esteve no mar até à pouco tempo mas... Paciência!




 A venda é directa. "Um bacio, cinco euros", anuncia uma mulher, mostrando um pequeno alguidar de plástico. "Ninguém quer do pequenino?"; "é do proibido!"....... "O peixe, é fresco?", pergunta uma mulher. "Não, minha senhora, tem quinze dias. Não vê que 'tá a saltari", canta logo o pescador de olhos noutra rede que está a chegar à praia.................




As minhas escolhas recaíram sobre esta fresquinha Raia,


Estas lulas bem pequeninas,

E estes carapaus..... que foram o nosso almoço


Ingredientes:

Carapaus
farinha e óleo para fritar os carapaus





Preparação:

Depois dos carapaus arranjados temperar de sal a gosto e reservar.


Colocar a frigideira ao lume e passar os carapaus por farinha e depois quando o óleo estiver quente colocar os carapaus com cuidado e deixar fritar de ambos os lados.
 

segunda-feira, 14 de março de 2011

Gastronomia da Ilha da Madeira

Depois de uma semana de férias extraordinarias na Ilha da Madeira, tanto pela tranquilidade, pelo clima, pelas paisagens e é claro pela deliciosa gastronomia, só posso mesmo concordar com a conhecida expressão "Madeira - Pérola do Atlântico".

Começo por vos falar dos deliciosos Bolos do Caco – uma espécie de pães de trigo servidos quentes com manteiga de alho e salsa – estão presentes nas ementas de todos os restaurantes.


No Restaurante BearHouse podemos comer um prego especial no bolo do caco que recomendo mesmo a provarem.


Em Porto Moniz comi as lapas, uma iguaria a provar no começo da refeição.
São temperadas com muito alho, servidas acabadas de grelhar numa frigideira e acompanhadas com rodelas de limão.



Como cá em casa todos apreciamos sopa, não deixámos de provar a deliciosa Sopa de Tomate e Cebola, enriquecida com um ovo escalfado.


e a Açorda bem típica, sendo preparada com grandes pedaços de pão, alho, azeite, segurelha e água bem quente – além do indispensável ovo escalfado.


Os pratos de carne mais famosos da Madeira são a tradicional Espetada, a Carne de Vinho e Alhos, o Picado e os deliciosos grelhados (sobretudo de galinha, costeletas de porco e bifes).

A Espetada é feita com cubos de lombo de vaca temperados com alho e sal, assados num espeto de loureiro em fogo de lenha.



















A Carne de Vinho e Alhos  são pedaços de carne de porco marinados pelo menos durante um dia em molho de alho, vinagre de vinho com pequenos pedaços de loureiro, no qual são depois fritos.
O popular Picado é confeccionado com cubos de carne de vitela fritos em alho.
.
Para acompanhar a carne temos o Milho Frito – saborosos cubos de farinha de milho fritos


Os legumes para acompanhar são produtos da ilha, como cenouras, ervilhas, abobrinhas, pimpinela e feijão, em geral preparados de forma simples. As saladas incluem alface, tomate, pepino, cenoura ralada e abundantes rodelas de cebola.

O peixe tem um lugar especial na culinária da Madeira.
O atum, o peixe-espada preto, o bacalhau, o gaiado (um peixe local que é confeccionado como o bacalhau) e as potas estão presentes em muitas das mais famosas receitas da ilha.
O atum costuma ser preparado numa marinada de azeite, alho, sal e orégãos antes de ser frito.
O peixe-espada é frito em cebolada. Uma das receitas mais vistas nas ementas é o Peixe-espada com Banana ou com Maracujá.


O bacalhau também é preparado com: Natas, à Braz, ávGomes de Sá ou simplesmente grelhado!

Reparei que existe uma grande oferta de bolos, doces e sobremesas por todos os cafés, bares ou restaurantes que visitei.
Da extensa lista sobressaem as Queijadas – pequenos pastéis de requeijão, ovos e açúcar,


o Bolo de Mel e as Broas de Mel, o Pudim de Maracujá é outra das especialidades insulares,


sem esquecer as frutas frescas, gostei particularmente da diversidade do maracujá: Maracujá Banana. Maracujá Tomate. Maracujá Limão, Maracujá Laranja e Maracujá Ananás.


Quanto a bebidas temos o Vinho da Madeira possui fama internacional,


Também temos a popular Nikita – um refresco doce feito de cerveja, sumo de ananás, gelado de baunilha e pedaços de ananás. 
Mas a bebida mais comum em toda a ilha é a tradicional Poncha.


Adorei a gastronomia da ilha da Madeira.

domingo, 19 de setembro de 2010

Rallye Centro de Portugal - Fotos


Despites aparatoso de Bernardo Sousa ainda nos treinos.



Prova de sexta feira



Super especial Sexta à noite





Prova de Sábado




Vencedores do -Rallye


sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Rallye Centro de Portugal 2010


Hoje e amanha irá decorrer aqui na Marinha Grande parte do Rallye Centro de Portugal 2010
.
O Rallly irá fazer percurso:
.
.
Sexta-Feira - 17 Setembro
.
PE1 - Marinha Grande
.
PE2 - S. Pedro de Moel
.
PE3 - Marinha Grande
.
PE4 - S. Pedro de Moel
.
PE5 - Marinha Grande - Super Especial
.
.
.
Sábado - 18 Setembro


PE6 - Caranguejeira

PE7 - Olival / Óbidos

PE8 - Espite / Sesmarias

PE9 - Caranguejeira

PE10 - Olival / Óbidos

PE11 - Espite / Sesmarias



Para consultarem mapas, listas de inscritos ..... e todo o resto vá á página do .

Noticia de ultima hora:

O Clube Automóvel da Marinha Grande tem o prazer de anunciar a presença do Tri-Campeão do Campeonato de Portgual de Ralis,em titulo, Bruno Magalhães, a pilotar um Peugeot RCZ como viatura 0.


domingo, 25 de julho de 2010

Sugestão - Pastéis de Belém


Hoje não vos apresento nenhuma receita mas sim uma sugestão.
Os famosos Pastéis de Belém.
.
A fábrica e pastelaria original fica situada em Belém um lugar fantástico para passar um belo fim de semana. Podemos apreciar/visitar a foz do Tejo, a praia do Restelo, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, e sobretudo o Mosteiro dos Jerónimos.


As portas azuis protegidas por toldos também azuis pode-se ler " Pastéis de Belém, desde 1837" e " Única Fábrica de Pasteis de Belém"

.
As longas filas por vezes chegam até á calçada, mesmo tendo a pastelaria um horário bem alargado das 08:00 as 23:00.
.

.
No interior, mesas espalhadas em salas decoradas com azulejos azuis e brancos.

.
Doce de Abóbora, Doce de Tomate, Geleia de Marmelo, Geleia de Laranja e Marmelada são alguns dos produtos que também encontramos à venda.
.

.
Para casa trouxe 2 caixinhas de 6 pasteis cada e o respectivo açúcar em pó e canela.

domingo, 18 de julho de 2010

Hotel Golf Mar - Vimeiro_Torres Vedras


O calor já nos anda a fazer companhia à algum tempo e enquanto as férias não chegam aqui fica uma óptima sugestão para um bom fim de semana.

O Hotel Golf Mar no Vimeiro - Torres Vedras.

É um excelente hotel, eu todos os anos vou lá passar uns fins de semana, no Inverno usa-mos a piscina interior com a água quentinha, no verão temos as duas a interna e as externas ou até mesmo a praia conforme apetecer na altura.


A entrada do Hotel




piscina externa


piscina interna














Neste hotel, temos também um restaurante fantastico, SPA, centro hipico, campo de golf .

Obrigado pela sua Visita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...