Parcerias

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

I Encontro Ibérico de Azeite


 

A cidade do norte ribatejano recebe entre 25 e 27 de Fevereiro um certame que tem como objectivo debater o sector, mobilizar actores ibéricos e estabelecer parcerias que potenciem o desenvolvimento da fileira do azeite.

O certame, que vai decorrer no centro histórico da cidade abrantina (nas antigas instalações da rodoviária), vai contar com a presença de oradores portugueses e espanhóis e terá duas vertentes: um simpósio técnico e um Fórum.

A organização estima que estejam presentes no simpósio entre 250 a 300 pessoas ligadas ao sector, entre agricultores, olivicultores/produtores de azeite, para além de outros agentes económicos.

Entre os temas que estarão a debate no espaço do simpósio incluem-se painéis como «Os últimos desenvolvimentos tecnológicos na cultura do olival», «Como diferenciar e promover o azeite português nos mercados internacionais», «O estudo da cadeia de valor e determinação dos preços do azeite», «A diferenciação do azeite pelas variedades», entre outros.

No espaço do fórum, de acordo com a organização, o espaço tem como objectivo debater as «várias vertentes da utilização do azeite, desde a gastronomia, com inúmeros restaurantes presentes, passando pela saúde, pelo turismo até à cosmética»

«Tendo como referência outras iniciativas do género já realizadas no concelho, estima-se que cerca de 3000 pessoas visitem o Fórum», refere a entidade organizadora em comunicado.

Paralelamente decorrerá uma exposição interactiva alusiva à temática e que aborda todo o processo de fabrico do azeite.  Já no espaço «Cosmética com Azeite» encontra-se a venda de produtos elaborados com azeite.

Nos workshops estarão em destaque temas como a análise sensorial do azeite e produção de sabão com azeite usado, entre outros.

«Sabores do Tejo com Azeite» é o espaço gastronómico onde será possível degustar pratos à base daquele produto entre as 12h00 e as 15h00 e entre as 19h00 e as 21h00. 

1 comentário:

MARIA DE LOURDES ARAUJO disse...

OLÁ SOU A LOURDES
Olá amiga virtual !!!
amei tudo aqui no seu blog. sou de salvador ,sou culinarista mas tentei fazer um blog, paprica &pimenta onde postei algumas fotos e breve estara la minhas receitas.
ainda não esta um bom blog!! estou ajeitando AMEIIIIIII TUDOOO BEIJOS MIL AMIGA.

Obrigado pela sua Visita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...