Parcerias

domingo, 19 de dezembro de 2010

Dica / Truque / Conselho da Semana



Ideias para Comer Legumes e Fruta
.
.
Consuma pelo menos 5 peças de fruta e legumes por dia.
Se não é grande apreciador destes alimentos no seu estado natural, explore as técnicas de os transformar sem prejudicar as suas características nutricionais, através por exemplo dos liquidificadores, das centrifugadoras, da Bimby ou outras inúmeras formas de os confeccionar, conseguindo paladares mais saborosos e apreciados.
.
Saborosos, ricos em nutrientes e fitoquímicos, pouco densos caloricamente e....… pouco apreciados por muitas pessoas! É esta a realidade dos frutos e legumes na nossa alimentação, que tencionamos ajudar a inverter.
De facto, uma parte considerável da nossa população, especialmente nas classes etárias mais novas, não tem por hábito enriquecer o seu prato com as mais diversas cores e sabores (e benefícios) que estes alimentos vegetais nos conferem.
.
.
Dicas:
  • Se não aprecia a ingestão de fruta no seu estado natural, experimente convertê-la em sumo ou em compotas caseiras com pouco (ou nenhum) açúcar adicionado. Quem sabe se esta não se torna a sua estratégia de eleição para usufruir dos imensos benefícios da fruta.
  • Experimente também adicionar pedaços de fruta aos seus cereais de pequeno-almoço ou simplesmente a uma taça com iogurte natural! Juntar frutos vermelhos – como as amoras, os morangos, framboesas e mirtilos – com dois iogurtes naturais pode ser uma agradável sobremesa!
  • Se as saladas tradicionais – muito baseadas no tomate, cebola e alface – não lhe são apelativas, experimente juntar-lhes outros legumes e hortaliças menos habituais e muitas vezes mais ricos nutricionalmente - como os espinafres, bróculos, pepino, courgette, beringela, agrião, rúcula, coentros, pimento vermelho e cenoura - ou temperá-las com azeite aromatizado (muitas opções), ervas aromáticas ou molhos caseiros (molho de tomate, de soja ou de iogurte). Explore diferentes sabores e descubra aqueles que mais aprecia
  • Utilize a sopa como método de eleição para confeccionar e ingerir uma grande diversidade de legumes e hortaliças. Também aqui as opções são inúmeras e alia a vantagem de conseguir um resultado final mais saboroso e agradável de ingerir.
  • .
  • Se o tempo para comprar produtos frescos não é o que deseja, opte pelos vegetais e frutas congelados. Este modo de comercialização preserva a maior parte das suas características nutricionais e é sem dúvida uma alternativa saudável. Também os produtos em lata ou frascos podem estar presentes na nossa despensa, apenas com a ressalva que o seu teor de sódio ou açúcar é geralmente considerável, razão pela qual deve limitar o consumo da calda onde se encontram
  • .
  • Se o restaurante que frequenta nem sempre tem menus ricos em vegetais, que tal se em algumas ocasiões, optar por comer “apenas“ duas sopas? Desde que com vários legumes e combinação de diferentes leguminosas, terá aqui uma refeição bastante completa e equilibrada.
  • .
  • Adicione legumes aos seus refogados e cozinhados, como os estufados, massas e gratinados e enriqueça as suas sanduíches com recheios vegetarianos. Folhas de alface, tomate, pepino, espinafres e tofu são algumas opções.
Fonte: Imagem retirada da Net / Texto: Rituais.iol.pt

1 comentário:

Susana Matias disse...

Que belos conselhos miga...

Obrigado

Obrigado pela sua Visita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...