Parcerias

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Canja de Pato


Canja em minha casa sempre foi de galinha, para variar o sabor fiz de pato. É igualmente bom.


Ingredientes:

1/2 Pato
1 cenoura
1 cebola sal
100 grs de massinhas



Preparação:

Coza o pato com a cenoura e a cebola e o sal, deixe ferver lentamente. quando começar a ferver retire a espuma que vem ao de cima e deixe ferver em lume brando até o pato estar cozido.

Ao caldo de cozer o pato junte a massa e deixe cozer.

Entretanto desfie o pato e adicione-a de novo à canja quando a massa estiver cozida.

Rectifique de sal e sirva.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Dica / Truque / Conselho da Semana



Ideias para Comer Legumes e Fruta
.
.
Consuma pelo menos 5 peças de fruta e legumes por dia.
Se não é grande apreciador destes alimentos no seu estado natural, explore as técnicas de os transformar sem prejudicar as suas características nutricionais, através por exemplo dos liquidificadores, das centrifugadoras, da Bimby ou outras inúmeras formas de os confeccionar, conseguindo paladares mais saborosos e apreciados.
.
Saborosos, ricos em nutrientes e fitoquímicos, pouco densos caloricamente e....… pouco apreciados por muitas pessoas! É esta a realidade dos frutos e legumes na nossa alimentação, que tencionamos ajudar a inverter.
De facto, uma parte considerável da nossa população, especialmente nas classes etárias mais novas, não tem por hábito enriquecer o seu prato com as mais diversas cores e sabores (e benefícios) que estes alimentos vegetais nos conferem.
.
.
Dicas:
  • Se não aprecia a ingestão de fruta no seu estado natural, experimente convertê-la em sumo ou em compotas caseiras com pouco (ou nenhum) açúcar adicionado. Quem sabe se esta não se torna a sua estratégia de eleição para usufruir dos imensos benefícios da fruta.
  • Experimente também adicionar pedaços de fruta aos seus cereais de pequeno-almoço ou simplesmente a uma taça com iogurte natural! Juntar frutos vermelhos – como as amoras, os morangos, framboesas e mirtilos – com dois iogurtes naturais pode ser uma agradável sobremesa!
  • Se as saladas tradicionais – muito baseadas no tomate, cebola e alface – não lhe são apelativas, experimente juntar-lhes outros legumes e hortaliças menos habituais e muitas vezes mais ricos nutricionalmente - como os espinafres, bróculos, pepino, courgette, beringela, agrião, rúcula, coentros, pimento vermelho e cenoura - ou temperá-las com azeite aromatizado (muitas opções), ervas aromáticas ou molhos caseiros (molho de tomate, de soja ou de iogurte). Explore diferentes sabores e descubra aqueles que mais aprecia
  • Utilize a sopa como método de eleição para confeccionar e ingerir uma grande diversidade de legumes e hortaliças. Também aqui as opções são inúmeras e alia a vantagem de conseguir um resultado final mais saboroso e agradável de ingerir.
  • .
  • Se o tempo para comprar produtos frescos não é o que deseja, opte pelos vegetais e frutas congelados. Este modo de comercialização preserva a maior parte das suas características nutricionais e é sem dúvida uma alternativa saudável. Também os produtos em lata ou frascos podem estar presentes na nossa despensa, apenas com a ressalva que o seu teor de sódio ou açúcar é geralmente considerável, razão pela qual deve limitar o consumo da calda onde se encontram
  • .
  • Se o restaurante que frequenta nem sempre tem menus ricos em vegetais, que tal se em algumas ocasiões, optar por comer “apenas“ duas sopas? Desde que com vários legumes e combinação de diferentes leguminosas, terá aqui uma refeição bastante completa e equilibrada.
  • .
  • Adicione legumes aos seus refogados e cozinhados, como os estufados, massas e gratinados e enriqueça as suas sanduíches com recheios vegetarianos. Folhas de alface, tomate, pepino, espinafres e tofu são algumas opções.
Fonte: Imagem retirada da Net / Texto: Rituais.iol.pt

sábado, 18 de dezembro de 2010

Salsichas enroladas com Bacon, Queijo e Couve




Ingredientes:

6 Salsichas frescas
6 Tiras de Bacon
Queijo ralado
6 folhas de Couve Lombarda

1 Cebola,
2 dentes de Alho
1 tomate maduro
Sal e Pimenta
um fio de azeite



Preparação:

Levar um tacho com água ao lume e quando ferver colocar as folhas de couve por uns minutos, o suficiente para amaciar as folhas, retirar e reservar

Em cada folha de couve escaldada, colocar a tira de Bacon a salsicha e o queijo - enrolar e reservar.



Num tacho colocar o azeite, a cebola e o alho picado, e o tomate (natural, congelado ou em calda).
Deixar refogar.



Colocar as salsichas enroladas na couve, tapar bem o tacho e levar ao lume brando. (se notar que esta a ficar seco pode acrescentar um pouco de vinho branco ou água conforme preferir)



Quando a couve da salsichas estiver cozida esta pronto!

Acompanhei com Arroz com Espinafres






sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Arroz com Espinafres


O arroz é sem duvida para mim o melhor acompanhamento. Gosto de arroz de todas as maneiras desde o mais simples ao mais completo. Tenho visto Arroz com espinafres em alguns blogs e confesso que até estava um pouco apreensiva quanto ao seu sabor mas afinal é mesmo ao meu gosto.


Ingredientes:

200 grs Arroz
800 grs de água
20 grs de azeite
Sal e manteiga q.b.

Espinafres picados congelados



Preparação:

Coloque a água, o sal e o azeite no copo, introduza o cesto com o arroz e os espinafres e programe 20 min. temp. 100º vel. 4.

A meio do tempo da cozedura mexa uma ou duas vezes com a espátula para ajudar a soltar o arroz.


Quando terminar, retire o cesto com a ajuda da espátula.

Este arroz serviu de acompanhamento a umas salsichas enroladas em couve

.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Bolo de Iogurte com calda de Limão

Para aproveitar um iogurte natural com o prazo de validade no fim surgiu este bolo. Ficou um bolo fofo mas também húmido com a calda de limão.


Ingredientes:

200g Farinha Branca de Neve
1 colher (chá) de Fermento
Sal
15 grs de Casca limão
1 Iogurte natural
225 grs de Açúcar
100 grs de Óleo Espiga
3 Ovos
1/2 (chá) de aroma de baunilha

75 grs Açúcar
85 grs Sumo limão



Preparação:

Pré aquecer o forno 180º


Untar uma forma com spray espiga



Colocar a farinha, o fermento e o sal e pulverizar 30 Seg. Vel. 7
Reserve

Pulverizar a casca do limão também 30 Seg. Vel .9



Á casca do limão pulverizada junte o iogurte, açúcar, ovos e a baunilha, coloque a borboleta e programe 7 min. Vel.3 Temp. 37º

Adicione á mistura de farinha com o fermento e o sal e programe 15 Seg. Vel.4

Programe 30 seg. Vel. 3 e vá adicionando o óleo.


Colocar na forma levar ao forno até cozer.





CALDA de LIMÃO

Coloque o açúcar o açúcar e o sumo de limão no copo da bimby e programe 1 min. Vel. 3
.
Desenforme o bolo e deixe arrefecer uns 10 minutos.
Verter a cobertura por cima do bolo enquanto este está quente e deixar absorver completamente.


Polvilhar o bolo com açúcar em pó




Fonte: http://1guy1bimby.com/

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Tranças e Ferraduras com Bage Cremim


Cada vez sou mais apreciadora da Farinha Branca de Neve para pão de Brioche.
Estas ferraduras ficaram super saborosas fizeram um sucesso cá em casa.



Ingredientes:

1 pacote de Farinha Branca de Neve para pão de Brioche
200 ml de água morna
Raspa de 1/2 limão
raspa de 1/2 laranja

Amêndoas laminadas

1 ovo para pincelar



Preparação:

Na cuba da maquina colocar a agua a farinha e as raspas dos citrinos.
Seleccionar o programa "massa" (demora 1h20min.)

Tire a massa da cuba da maquina sove-a e corte-a ao meio. Numa metade faz as ferraduras e na outra metade as tranças.

Veja aqui como fazer


Disponha as ferraduras e as tranças num tabuleiro


Leve ao forno a 50º até a massa duplicar de volume.




Faça o Bage Cremim veja aqui .
Pincele com ovo batido, coloque um pouco de Bage Cremim em cada ferradura e trança polvilhe com as amêndoas laminadas


Leve ao forno a 200º por 20 min.




Fonte: Revista Lusitana N.º31 (Setembro 2010)



terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Doce de Tomate


O doce de tomate surpreendeu-me bastante...... adorei o seu sabor.


Ingredientes:

500 grs de tomate pelado e limpo de sementes
250 grs de açúcar gelificante


Preparação:

Depois de pelar e retirar as sementes ao tomate, corte-o em quartos e deixo-o a escorrer.



Programe 20 min. temp 100º Vel. 2


Adicione o açúcar gelificante e programe 5 min. temp Varoma Vel. 2


Distribua o doce por frascos.





segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Sobras de carne com massa de Espinafres


Com umas sobras de frango assado, carne do cozido à Portuguesa e carne picada fiz este prato. Pelo aspecto não parece ser muito apelativo mas resultou bem.


Ingredientes:

Sobras de carne
1 Cebola pequena
2 Dentes de Alho
Azeite
Polpa de Tomate
Especiarias a gosto (usei sementes de mostarda, Flor de sal, pimenta, noz-moscada e ervas da Provença

Massa
1 Caldo de Tempero para Massas
.
.
.
Preparação:

No copo da Bimby coloca-se a cebola e os dentes de alho e pica-se 10 seg. Vel. 7.
Adiciona-se o azeite a polpa de tomate e programa-se 5 min. Vel. 2 Temp. 100º.

Adiciona-se a carne desfiada as especiarias e programa-se 3 min. Temp. 100º Vel. colher inversa.


Esta foi a massa escolhida com sabor a espinafres


Por a massa num tacho com água temperada como caldo e deixar cozer a massa durante cerca de 8 min.



Num pirex coloca-se a massa previamente cozida e bem escorrida, por cima deita-se o preparado de carne e envolver tudo e servir

domingo, 12 de dezembro de 2010

Dica / Truque / Conselho da Semana


COZER POLVO



O polvo e um molusco muito apreciado, nesta época do ano é muito consumido especialmente no norte do pais, pois não dispensam a presença do arroz de polvo na mesa da Consoada.

Se comprar polvo fresco, peça na peixaria que lho amanhem.
Em casa, lave-o muito bem com água fria e, em seguida, bata-o sobre a mesa com um pedaço de madeira (ou com o rolo da massa), para o tornar mais tenro.
Lave-o de novo com água fria e está pronto a cozinhar.

Para o cozer,leve ao lume uma panela com água, destapada, junte uma cebola pequena, inteira, e tempere de sal.
Logo que a água entre ebulição,segure o polvo comum garfo e introduza-o na água a ferver. Deixe estar 30 segundos, retire-o.

Espere que a água ferva de novo e introduza-o então definitivamente, deixando-o cozer em lume moderado

Os polvos pequenos são os mais tenros mas em contra partida menos saboroso.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Novas garrafas alusivas ao NATAL e nao só - para envio

Para fazer os meus Cabazes de Natal tenho andado a explorar o mercado do vidro ou não morasse eu na famosa terra do vidro - Marinha Grande, encontrei as garrafinha mesmo ao meu gosto para os cabazes - são umas garrafinhas em forma de Estrela e outra em forma de Árvore de Natal bem giras e também bem diferentes das habituais, comprei umas poucas a mais.
Como os cabazes não são todos iguais á uns que levam umas garrafinhas bem maiores com licor aqui fica também a foto dos modelos que tenho e posso enviar.

Para mais informação enviem mail para Thereza2402@gmail.com


As GARRAFINHA p/ Licor:


  • Garrafa Estrela de Natal - Cap. 100 ml - 2.90€


  • Garrafa árvore Natal - Cap. 40 ml - 2.05€

  • Garrafa quadrada Ar - Cap. 200 ml - 2.45€



  • Garrafa redonda - Cap. 500 ml - 2,00€




  • Garrafa quadrada gorda - Cap. 500 ml - 2.20€
  • Cap. 1000ml - 2.50€





Bolo REI de Chocolate e Maçã

Bolo Rei é um bolo tradicional Português que se come na consoada pela altura do Natal até ao Dia de Reis, em alusão aos Reis Magos.

Tem forma redonda com buraco no centro, no interior encontram-se misturadas com a massa branca e fofa: passas, frutos secos, frutas cristalizadas além da característica fava, dizendo a tradição que tem o direito a pedir um desejo quem tal fava lhe calhar em fatia (ou muitas vezes cabendo-lhe o pagamento do jantar).

Inicialmente escondia-se também em cada bolo rei uma pequenina surpresa ou brinde. A inclusão de brinde foi proibida pela União Europeia, por alegados motivos de segurança.

O Bolo Rei que hoje vos apresento é um pouco diferente deste tão tradicional Bolo que aqui vos descrevi. Mas igualmente bom.


Ingredientes:

50 grs de fermento de padeiro
1 dl de leite morno
3 ovos
100 grs de manteiga
2 colheres (sopa) vinho do Porto
50 grs de Açúcar
1 pacote de farinha Brioche (branca de Neve)
150 grs de farinha tipo 55


Miolo de Noz picada
Pinhões
Fruta cristalizada
1 Maça (grande)
100 grs de pepitas de chocolate

1 ovo batido p/ pincelar


Preparação:

Coloque todos os ingredientes na cuba da máquina pela ordem indicada nos ingredientes
Seleccione o programa massa.

A meio do programa a MFP apita e é nesta altura que coloca Miolo de Noz picada, os pinhões, a fruta cristalizada, a maça cortada aos cubos pequeninos e as pepitas de chocolate.
(reserve algumas para enfeitar o bolo por cima.)
.

Terminado o tempo (1H20min) molde uma bola e faça um buraco ao centro disponha algumas frutas por cima.

Coloque num tabuleiro leve ao forno a 50º cerca de 30 min ou até a massa duplicar de volume.

Pincele com o ovo batido e aumente a Temp. do forno para 180º e deixe ficar cerca de 40 min. ou até achar que está cozido.


Retire e deixe arrefecer e sirva decorado com açúcar em pó.


Esta receita foi retirada da Revista Saúde á mesa N.57 (Dezembro de 2010)
Para quem quiser a forma tradicional aqui fica.
Ao clicar na imagem aumenta

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Folhados de Alheira de caça e Fuet


Uns folhadinhos diferentes dos habituais e muito bons.


Ingredientes:

2 Alheiras de caça
6 rodelas de fuet
1 placa de massa folhada (usei do lidl)

1 ovo para pincelar



Preparação:

Cozer as alheiras em agua a ferver durante cerca de 10 min.

Deixe arrefecer um pouco e desfaça-as com um garfo.



Estique a massa folhada e corte no sentido do comprimento 4 tiras
Coloque a alheira nas tiras onde acrescentei o fuet.


Enrolei a massa e cortei as tiras.



Pincelar com ovo batido e levar a forno pré-aquecido até a massa estar douradinha.




Obrigado pela sua Visita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...