Parcerias

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Mostra de Doces e Licores Conventuais em Alcobaça

Ontem fui a XII Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais em Alcobaça que decorerrá até ao próximo domingo dia 21 no Mosteiro de Alcobaça.

São cerca de 40 os participantes presentes nesta mostra, vindos de vários pontos do país, incluindo Açores e Madeira, mas também de Espanha, França, Bélgica, Polónia e Brasil.
Da região, apenas as pastelarias e confeitarias de Alcobaça marcam presença no certame.

A entrada - um euro por dia
Horário - Entre as 10h30 e as 23h00, sendo que no domingo o encerramento é as 21h00.


































D. Pedro e D. Inês os protagonistas da mais dramática história de amor da História de Portugal


Este Papão de Anjo foi o meu eleito para a prova.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Strogonoff de Frango



Este strogonoff fica muito cremoso.
É uma agradável maneira de preparar frango, com um molho rico e saboroso.


Ingredientes:

500 grs de peitos de frango
200 grs de cogumelos
1 cebola
3 colheres de sopa de polpa de tomate
200 ml de caldo de legumes
1 1/2 colher de sopa de whisky
1 colher de chá de mostarda
1 iogurte natural
1/2 pacote natas
Azeite
Sal e pimenta


Preparação:

Pique a cebola e refogue-a no azeite num tacho em lume brando, junte os cogumelos
.


Adicione a carne e vá mexendo por uns minutos e deixe refogar.

.
Junte a polpa de tomate, o caldo de legumes, tempere com o sal e pimenta e deixe ficar em lume brando por 10/15 minutos.
.
Junte o whisky e deixe evaporar
Adicione a mostarda e envolva bem.
.

Verifique os temperos e junte o iogurte e as natas.

Envolva bem e deixe cozinhar por mais uns minutos.


Sirva com arroz branco.



Fonte: Blog Figo Lampo - O meu Strogonoff

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Biscoitos das Clarissas de Tomar


Quando vi estes biscoitos na revista, recordei-me duns biscoitos iguaizinhos a estes que a minha mãe tinha por hábito fazer e que eu já não comia à muitos anos.

Para minha surpresa ficaram uns biscoitos fofos e eu estava à espera deles rijos como recordação que eu tinha quando os comia.



Ingredientes:

2 ovos
1 gema
130 grs de açúcar amarelo
60 grs de azeite
30 grs de manteiga á temp. ambiente
430 grs de farinha

1 ovo batido


Preparação:

No copo da bimby coloque os ovos e a gema e o açúcar e bata 2 min. Vel.3

Ferva o azeite com a manteiga.


Programe 1 min. Vel. 3 e verta em fio o azeite com a manteiga a ferver sobre o preparado de ovos.

Pare a bimby e adicione a farinha e programe 15 seg. Vel.6
Programe mais 3 min. Vel. Espiga para amassar


Ligue o Forno a 180º

Faça biscoitos com o formato de "8" e coloque-os num tabuleiro untado e enfarinhado ou utilize um tapete de silicone.


Pincele-os com ovo batido e leve ao forno até ficarem louros (20-25 min.)


Guardar em recipiente fechado.

.
.
A pedido de algumas visitantes ao meu blog vou colocar a receita
a fazer de modo tradicional.
..
.
Bata os ovos com a gema e o açúcar.
Ferva o azeite com a manteiga.
Verta sobre o preparado de ovos , em fio e vá mexendo sempre.
Junte a farinha e amasse.
.
Ligue o forno a 180º
Unte um tabuleiro com manteiga e enfarinhe-o.
.
Tenda os biscoitos com formato de "8" e disponha-o no tabuleiro.
Pincele-os com ovo batido e leve ao forno a dourar por cerca de 20-25 min.

Fonte: Revista Mulher Moderna Cozinha N.18

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Revista - Bimby Momentos de Partilha nº 17

A partir do próximo mês de Novembro esta revista irá passar a estar disponível em todas as Bancas de Jornais e com uma periodicidade Mensal.

A próxima revista virá acrescida de mais páginas, receitas passo-a-passo, novas rubricas, passatempos e muitas surpresas.

Para quem quiser subscrever a revista e recebe-la em casa será 29.90€ preço anual (portes incluídos)


Índice:

Lombinhos de Porco aromatizados com Anis

Vi estes lombinhos de Porco na Revista "Saberes & Sabores" de Abril/2008 e fiquei curiosa como seria o aroma do anis nos lombinhos pois eu Anis (ou ERVA-DOCE) só a uso mesmo em doces ou nas castanhas cozidas.
Conclusão: os lombinhos ficaram deliciosos!



Ingredientes:

Lombinhos de porco
3 dentes de alho
1 colher de sobremesa de colorau
60 grs de margarina
2 cebolas
2 dl de vinho branco
Anis
1 folha de louro (não usei)


Preparação:

Barre os lombinhos de porco com os dentes de alho e o colorau.
.


Coloque a margarina num tacho e leve ao lume .......... junte as cebolas cortadas as rodelas. Quando estiver quente, introduza a carne e deixe alourar de todos os lado.


.
Tempere com sal, junte o anis (e a folha de louro).
Tape e deixe cozinhar sobre lume brando até a cebola estar mole.
Refresque com o vinho branco e deixe cozinhar em lume brando, até a carne estar macia.


Servi com Arroz branco e umas Migas à Lafões .....


segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Compota de Bagos de Romã


Aproveitar e nada se estragar é lema cá em casa.
Com tantas romãs lá por casa fiz uma compota de Romã com açúcar gelificante que ficou bem docinha .......... tirando o percalço de me deparar com os imensos caroços dos bagos no doce, resolvi passar o doce pelo cesto ficou muito boa.
Também usei o método da Tuquinha que é ferver os frascos depois de cheios com a compota para melhor conservação.


Ingredientes:

250 grs de bagos de romã
125 grs de açúcar gelificante


Preparação:
.
Separar os bagos da romã e limpá-la das peles e pesá-la.
.


No copo da bimby colocar os bagos de Romã o açúcar e programar 20 min. Temp. 100º Vel.1


Terminado o tempo estava a compota feita mas assim cheia de caroços.


Passei a compota pelo copo (da bimby) para separar os caroços.


Colocar a compota em frascos esterilizados.

Levar de imediato os frasquinhos em banho-maria ao lume cerca de 15 m.
.
Apagar e deixar arrefecer completamente a panela.
Só depois é que se retira os frascos.




O Livro: Bimby Receitas com História

Na sexta feira na pagina oficial da BIMBY no Facebook fiquei a saber que no sábado (dia 13 de Novembro) a Bertrand em parceria com a Vorvek iriam "lançar" um novo livro para comemorar os 40 anos de existência da BIMBY.
Nos comentários escrevi a simples frase: "Vamos ver se o PAI NATAL me dá este livro .... era bem fixe"............... E não é que o meu pai natal diga-se "mor" mo ofereceu.











O ÍNDICE:


ao clicar na imagem ela aumenta

No site da Bertrandn está a decorrer um passatempo onde pode ganhar uma das 2 Bimbys que eles tem para oferecer.
Passe por lá e veja como participar.

Obrigado pela sua Visita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...