.Ontem foi dia do Bolinho ...... aqui na minha cidade a tradição é as crianças irem pedir o pão-por-Deus de porta em porta, recitando versos:
.
"Lá vai o meu coração
Sozinho sem mais ninguém
Vai pedir o Pão-por-Deus
A quem quero tanto bem
.
Pão por Deus
Que Deus me deu
Uma esmolinha
Por alma dos seus"
.
Quando ninguém lhes dá nada vão-se embora e gritam
.«Pão-por-Deus!/Um pau pelas costas/Livre-nos Deus!»
.
Os padrinhos aos afilhados também dão um bolo chamado «Santório ou santoro»
...... tradições que variam de terra em terra.
.Eu fiz estas merendeiras que ficaram mesmo ao meu gosto, pois são de batata doce que eu adoro e ficaram fofas.
Andei a semana inteira a pesquisar receitas de merendeiras / broinhas que fossem de batata doce e fofas encontrei esta
receita da Belinha Gulosa e adaptei à Bimby, ficaram mesmo com eu queria.
Belinha são muito boas estas tuas merendeiras.
.
Ingredientes:
.0,5 kg de batata-doce
250 grs. de farinha Branca de Neve
250 grs de açúcar
1 ovo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de erva doce
1 pitada de sal
1 ovo batido para pincelar
(nozes, passas, pinhões, figos, etc..)
.
.
Preparação:
.
Cozer as batatas (Deve-se cozer a batata doce com umas gotas de limão .... para não ficarem escuras)
.Colocar as batatas cozidas no copo da Bimby e programar
15 seg. Vel. 7 e ficam feitas em puré.
.Adicionar o acucar e os ovos e programar
30 seg. Vel.6
..JPG)
Adicionar a farinha, o fermento, o sal e a erva doce e programar 30 seg. Vel. 6
.JPG)
.
De seguida mais
3 min. Vel. Espiga.JPG)
Colocar a massa numa taça e foi ai que adicionei:
Avelãs picadas
.JPG)
Nozes picadas:
.JPG)
Cranberries picados
.JPG)
Envolvi tudo com uma colher de pau e fiz logo umas bolinhas de massa
.JPG)
Levei ao forno bem quente 200º, quando já estavam a meio da cozedura pincelei com o ovo batido
.JPG)
Ficaram assim: